sexta-feira, 1 de abril de 2011

Motivação Pedagógica

WEISS, Donald H. Motivação e Resultados: Como obter o melhor de sua equipe. São Paulo: Nobel, 2001
Partindo da pergunta: “O que eu quero obter pelo esforço com que faço meu trabalho?” (pág 76) Donald (1936), em seu livro motivação e resultados lista quinze razões possíveis que as pessoas tem para trabalhar, sendo elas: Conhecimento - procura a verdade ou a informação e aprender coisas e ideias novas; Poder – liderar e dirigir os outros; Independência – atingir as metas da maneira mais apropriada; Realização – conseguir objetivos pessoais com a sensação de que fiz algo melhor que a outra pessoa; Reconhecimento – receber a atenção, ser notado e apreciado; Amizade – ter muitos amigos e trabalhar com os outros; Responsabilidade – ser responsável perante os outros ou perante as organizações a que pertence; Criatividade – ter capacidade, desejo e liberdade de desenvolver ideias novas; Segurança – ter o essencial para viver e sentir-se seguro; Dedicação – ser leal a minha firma ou meu supervisor; Crescimento – avançar e expandir minha ideia através do meu esforço; Auto-estima – ser alguém de valor no meu conceito e no conceito dos outros; Desafio – sentir-se bem com as coisas, com um certo grau de dificuldade; Ajudar os outros – dar assistência, apoio, empatia; Divertimento/ Prazer – divertir-se, ter prazer nas coisas que faz, e não somente nas coisas que tem que fazer.
Analisando as razões do autor, concordamos que as crianças precisam ser motivadas para se ter um bom desempenho escolar, e somente com a prática das mesmas teremos esse resultado. Na nossa visão o pedagogo deve trabalhar de uma forma lúdica, mas, essencialmente com oito dessas razões, sendo elas: realização, independência, amizade, responsabilidade, criatividade, desafio, auto-estima, divertimento/prazer.


Kennedy Harilal Barbosa Gama
Marla Adriane Costa de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário