terça-feira, 5 de abril de 2011

pedagogia como teoria e pratica da educação

Segundos alguns pedagogos a pedagogia é o metodo de ensino. Para o autor a pedagogia ocupa-se dos processos educativos, possui um significado bem mais amplo visando finalidades e objetivos sociopoliticos,entende-se então, que a educação está voltada para interesses sociais Para alguns pedagogos como; Sholski a pedagogia estuda as transformações das realidades educativas, ja Shimied-kowarzik afirma que  a pdagogia é a ciencia da teoria e pratica da educação, enquanto que Jean Houssye dis que pedagogia tem origem na teoria-pratia da educação; portanto a pedagogia é o estudo do ato educativo e a educação é o conjuntto de ações para o desenvolvimento humano, que por sua vez, é uma área bastante vasta.  O autor introduz três modalidades; Educação informal, que é a convivencia dodia-a-dia  com o meio. Educação não-forrmal, exarcida pela familia. Educação formal, exercida na escola. a pdagogia busca na educação  uma formação humana bem mais definida  e caracteriza a educação  informal como não-intencional  sem  objetivo explicito; e as outras duas intencionais cujo objetivo são voltados para fins desejaveis  e nesse caso  a educação é uma pratica  social  estando subordinada  a interesses sociais, economicos, politicos e ideologico sendo o trabalho pedagogico sempre intencional. Para  ampliar essa difusão é interessante dialogar  com  conceitos de alguns  autores;Domingos,afirma que  o carater pratico  da disciplina toma  o conhecimento teorico com intenção pratica . Pimenta apresenta a pedagogia como pratica da educação. E finalmente, com relação a formação do pedagogo pode ser ; Lato sensu que fazem parte de todos sos niveis de ensino e o Structo seensu onde são especialistas sem restrição de area

Adriana de Sales Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário