terça-feira, 7 de junho de 2011

LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL




Juliana Malcher de Lima


             Os dados obtidos neste estudo ocorreram devido a um projeto de inclusão escolar de crianças surdas no ensino fundamental com ensino bilíngüe em andamento, desde 2003, a parti de uma parceria entre da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) com a secretaria Municipal de Educação/Setor de Educação Especial, foi implantado um projeto educacional em duas escolas municipais,uma de Educação Infantil e uma de Ensino Fundamental, para o atendimento de alunos surdos com uma proposta de inclusão por meio da incorporação de LIBRAS ao espaço escolar. A lei de inclusão escolar preconiza que todas as crianças estejam na escola, mesmo aqueles que anteriormente foram excluídos, e para isso as escolas devem modificar sua maneira de funcionamento para que todas as necessidades dos alunos sejam atendidas, a fim de possibilitar o processo de ensino-aprendizado que tem direito. Amaral comenta ser necessário que, além de modificações estruturais, o currículo e o planejamento pedagógico considerem o conjunto dos métodos utilizados no ensino diversificado destas pessoas, uma vez que tal público é diverso em suas especificidades, não incluindo apenas os sujeitos surdos, cegos, com deficiência mental ou física, autistas e outros, mas também sujeitos que apresentem algum tipo de dificuldade em seu aprendizado. Já as transformações, segundo Reily, acontecem no interior da atividade principal (momento na sala de aula), por isso que se não houver modificação neste aspecto, não haverá mudança; considerando que as relações e a constituição do ser humano acontecem nas situações concretas de vida. A função da escola é possibilitar ao aluno apropriar-se do conhecimento mediado pelo professor. Portanto, esses aspectos que envolvem a inclusão fazem parte deste momento histórico educacional, que demanda mudanças. Estas não ocorrem de modo rápido e também não são de fácil execução, pois os conceitos anteriores necessitam ser desconstruídos e ao mesmo tempo os novos conceitos que circulam no âmbito escolar se conflitam com aqueles existentes. Fazendo com que a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais sejam descobertas.      

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