terça-feira, 7 de junho de 2011

PEDAGOGIA E PEDAGOGOS PARA QUÊ?



LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê?12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Segundo Libâneo, as considerações convêm firmar, desde o início, o seu entendimento de que um curso de licenciatura para formar o professor das séries iniciais de 1º grau e do curso de magistério não deveria substituir o curso de pedagogia. O curso de pedagogia deve ser distinto do de licenciatura, ainda que o pedagogo possa ser também um licenciado, no sentido de que se pode formar um docente no pedagogo. Meu ponto de vista é de que o curso de pedagogia é o que forma o pedagogo stricto sensu, isto é, um profissional não diretamente docente que lida com fatos, estruturas, processos, contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações. A caracterização do stricto senso, torna-se necessária, uma vez que, lato sensu, torna-se necessária, uma vez que, lato sensu, todos os professores são pedagogos. Por isso mesmo, importa formalizar uma distinção entre trabalho pedagógico, implicando atuação em um amplo leque de práticas educativas, e trabalho docente, forma peculiar que o trabalho pedagógico assume na escola.
Segundo a visão do autor, compreendi que o curso de licenciatura para formar o professor, não deveria substituir o curso de pedagogia, já que são cursos distintos. Torna-se essencial a formação do pedagogo stricto sensu porque ele atua nas mais diversas modalidades estãoenvolvidas com os processos, fatos, tudo referente à prática educativa. Ocorreram vários debates para regularizar essa situação, mas até hoje não se chegou a um consenso, se fez muito, mas se conseguiu pouco. Portanto seria de extrema importância à separação dos cursos, pois só assim cada profissional poderia se aprimorar em seu curso, e tentar achar soluções cabíveis para os problemas na sua área de atuação.
Palavras-chave: distinto, stricto sensu, lato sensu.


Acadêmica : Naiara Cristina Nogueira Evangelista

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