terça-feira, 7 de junho de 2011

LIBRAS E LINGUA PORTUGUESA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


A lei de inclusão escolar preconiza que todas as crianças estejam na escola, mesmo aqueles que anteriormente foram excluídos, e para isso, as escolas devem modificar sua maneira de funcionamento para que todas as necessidades dos alunos sejam atendidas, a fim de possibilitar o processo de ensino-aprendizado que tem direito. A educação inclusiva de orienta pela perspectiva da diversidade, com temáticas e estratégias diferenciadas, com responsabilidade compartilhada, cuja capacitação do professor passa pelo conhecimento sobre a diversidade, mudanças de atitudes, inovação, trabalho em equipe, novas relações com a família, responsabilidade para com o exercício da profissão. A dificuldade existente na escolarização dos sujeitos surdos está relacionada com as questões da língua, pois a língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e visuo-gestual e sua gramática é diferente quanto a da língua portuguesa. Garantir a aquisição da LIBRA como primeira língua ao surdo significa dizer que nem todos os surdos têm um conhecimento da mesma, devido à maioria deles terem pais ouvintes. Contemplar a desigualdade lingüística do surdo quando incluído na sala de aula do ensino comum é considerar a presença do intérprete da LIBRA que será o elo comunicativo entre o professor e o aluno. Apesar de tal direito ser assegurado por lei, está resolução não deixa clara a importância da presença e atuação do intérprete em locais em que estejam surdos e ouvintes, a fim de fazer as mediações/interlocuções necessárias. Como maneira de capacitar todos os funcionários, não somente os professores, já que a criança circula na escola como um todo, foram oferecidos cursos de metodologia e estratégias de ensino para alunos surdos, na medida em que as questões educacionais dos surdos são perpassadas por processos de ensino-aprendizagem de uma segunda língua,além de sua característica de maior atenção aos aspectos visuais em detrimento dos auditivos e a necessidade das estratégias pedagógicas levarem esta característica em consideração..Desta maneira,este estudo vem reafirmar que a inclusão de alunos surdos na sala de aula do ensino comum é uma proposta não relacionada somente com as questões da surdez,mas com questões que envolvem um repensar na diferença num sentido de que outros caminhos devem ser trilhados para que estes sujeitos possam vir a constituir-se como um sujeito surdo pertencente a uma sociedade cuja maioria e de ouvintes.

Naiara Cristina Nogueira Evangelista

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