domingo, 5 de junho de 2011

LIBRAS

Segundo Marinês existe uma lei de inclusão escolar que recomenda que todas as crianças estejam nas escolas, isso inclui aquelas com necessidades educativas especiais, com isso as escolas devem ter uma nova maneira de funcionamento  para que todas as necessidades dos alunos sejam atendidas. Mudanças tem que ser feitas não apenas estruturais mas também no currículo e no planejamento pedagógico.A escola tem como função facilitar ao aluno o aprendizado do conhecimento transmitido pelo professor.A dificuldade existente na escolaridade dos sujeitos surdos está relacionado com as questões da língua, pois a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) , é visuogestual e sua gramática é diferente quanto a da língua portuguesa.Grande parte dos surdos são descobertos quando chega á escola já que há um atraso em seu desenvolvimento cognitivo devido á falta da língua de sinais.Incluir alunos em salas de aulas do ensino comum vai além de modificar a estrutura física da escola; requer conhecimento sobre a LIBRAS, o conhecimento da língua de sinais pelos surdos, bem como ensinamento dos conteúdos escolares incluídos no aprendizado de uma segunda língua, na modalidade escrita, juntamente com o uso de recursos visuais. Contemplar a desigualdade lingüística do surdo quanto incluído na sala de aula do ensino comum é considerar a presença do intérprete da LIBRA que será o elo comunicativo entre o professor e o aluno. O intérprete irá trabalha como colaborador com o professor, a fim de negociar conteúdos revelar suas dúvidas, mesmo tendo o intérprete como mediador entre surdos e ouvintes, não há garantias que o aluno surdo irá aprender os conteúdos ministrados pelo professor, já que não é da competência do intérprete exercer as mediações pedagógicas necessárias á aprendizagem.O compromisso do intérprete é interpretar de maneira que facilitem ás informações serem compreendidas. O professor assume sua relação pedagógica com aluno surdo quando seu conhecimento da LIBRAS é suficiente para compartilhar o processo pedagógico. Existem muitos motivos que levam o professor a omitir-se de sua função, e alguns dele é o medo por reconhecer que sua influência de LIBRAS é insuficiente, o intérprete assume a função pedagógica quando o professor se omite e quando o intérprete acredita que tem condições pedagógicas de atendê-las a uma sala de aula onde o professor tem que dar atenção individualmente para vários alunos. A inclusão de aluno surdo nas séries iniciais do ensino fundamental promove algumas modificações que devem ocorrer no interior da escola como: a capacitação dos profissionais que irão trabalhar diretamente com eles, bem como modificações que ocorrem a medida que as especificidades são identificadas.


ACADEMICA: ROBERTA VASCONCELOS MARTINS

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