domingo, 5 de junho de 2011

TENDÊNCIAS PROGRESSISTA LIBERTADORA

A História das ideias pedagógicas no Brasil é uma síntese das principais ideias pedagógicas e das práticas educacionais difundidas ao longo de nossa história, desde a chegada dos primeiros jesuítas ao Brasil até o início do século XXI. As análises de conjunturas políticas e de objetos educacionais específicos abordados na história da educação trás as retomadas das tendências pedagógicas que permearam a educação no Brasil, além das recolocações sobre a pedagogia histórico-crítica. A educação toma como referência algumas correntes filosóficas, que norteiam o fazer pedagógico, a partir de questionamentos, tais como: qual a finalidade da educação? Que tipo de indivíduos queremos formar? O que pretende a sociedade? Que papéis devem assumir os educadores e os educandos? Através desta atividade propôs-se a uma compreensão da educação a partir dos pressupostos de aprendizagem empregados pelas diferentes tendências pedagógicas na prática escolar brasileira, numa tentativa de contribuir, teoricamente, para a formação dos professores.
Acadêmica: Geisa Oliveira Carvalho

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