sábado, 2 de abril de 2011

PEDAGOGIA E PEDAGOGOS, PARA QUÊ?

RESENHA
LIBÂNEO, JOSÉ CARLOS. PEDAGOGIA E PEDAGOGOS, PARA QUÊ? SÃO PAULO, CORTEZ 2001.
                                                                                           ROBERTA VASCONCELOS MARTINS


Libâneo (2001) elabora suas ideias sobre o campo pedagógico ea identidade profissional, referindo-se aos problemas e dilemas que o pedagogo sofre no decorrer do tempo, vê uma sociedade genuinamente pedagógica, visto que, a educação está em todos os lugares. Tem a educação como prática social. No campo pedagógico as exigências de qualificações de tabalhadores afetam o sistema de ensino.
Segundo a visão do autor a pedagogia é uma área cientifica que estuda a educação de um campo de estudo que tem sua própria identidade e problemáticas. Seu objetivo é a relação entre a prática de quem se educa e o educador. O curso de Pedagogia tem o dever de forma profissionais preparados não apenas  para atuar no campo educativo, mas em vários outros campos. A sua caracterização é necessária para reconhecer o profissional docente, e fazer uma distinção entre o trabalho pedagógico e o trabalho docente, pois "todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente" ( p. 31).
Penso que há uma desvalorização bem ampla tanto com relação ao curso de Pedagogia quanto ao profissional  pedagogo, no âmbito social e governamental, visto que, a prática educativa é necessária para toda sociedade de modo geral, pois a pedagogia é a única área que tem a educação como centro de estudo então com isso, vemos que a pedagogia tem o seu diferencial.

Acadêmica: Roberta Vasconcelos Martins

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