sábado, 2 de abril de 2011

RESENHA

Pedagogia e pedagogos para que?

LIBÂNEO, José Carlos. O ato pedagógico em questão: O que é preciso saber. Revista interação, 17(1-2):111-25 jan-dez. 1993.



 
O texto trata de questões referentes ao campo de estudo da pedagogia, estrutura do conhecimento pedagógico, da identidade profissional do pedagogo, nas várias organizações cientificas e profissionais de educação. Junto a essas dificuldades, é visível que a profissão de pedagogo como a de professor, tem sido abalada por todos os lados: baixos salários, deficiência de formação, desvalorização profissional implicando baixo status social e profissional, falta de condições de trabalho, mudança no perfil profissional e novas exigencias de qualificação. Por sua vez, pedagogo é o profissional que atua em várias instancias da prática educativa, direta ou indiretamente ligada a organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica, a pedagogia ocupa-se da educação intencional.
O processo educativo se viabiliza, por tanto, como prática social precisamente por ser dirigido pedagogicamente. Em outras palavras, é o carater pedagogico que introduz o elemento diferencial nos processos educativos que se manifestam em situações históricas e socias concretas. O curso de pedagogia deve formar um pedagogo qualificado para atuar em vários campos educativos para atender demandas socio-educativas do tipo formal, não-formal e formal. Nosso pensamento diante do profissional pedagogo, atuante no conhecimento é bem amplo quanto as questões das metodologias de ensino, repassando ao aluno, é um pedagogo que tem a missão de ensinar, preparar e capacitar o individuo um profissional qualificado na sua area de trabalho.
        

                                                                                        Hilma Bitar.

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