sábado, 2 de abril de 2011

PEDAGOGIA

Resumo¹
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?4ed. São Paulo, SP: Cortez, 2001
Ana Márcia de Jesus Farias²
Libâneo (2001) define a Pedagogia como um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. Para ele, o pedagógico refere-se a finalidades da ação educativa, implicando objetivos sociopolíticos a partir dos quais se estabelecem formas organizativas e metodológicas da ação educativa. Segundo Libâneo, a educação ocorre na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política. Com isso, cumpre distinguir diferentes manifestações e modalidades de prática educativa, tais como a educação informal, não-formal e formal. A educação informal corresponderia a ações e influências exercidas pelo meio. A educação não-formal seria a realizada em instituições educativas. A educação formal acontece de maneira intencional institucionalizada, estruturada, sistemática. O autor enfatiza que as três modalidades, embora distintas, não podem ser consideradas isoladamente. Já que existem variadas modalidades, por conseqüência há várias pedagogias: a pedagogia familiar, a pedagogia sindical, a pedagogia dos meios de comunicação, etc. também a pedagogia escolar. Na visão do autor, existe uma problemática educativa peculiar, um terreno de investigação próprio da pedagogia e do qual nenhum outro campo do conhecimento se ocupa. O autor esclarece que a educação informal é caracterizada como não-intencional, isto é, sem objetivos explícitos, sem o caráter de institucionalidade e estruturação e as outras duas como intencionais. Para ele, a Pedagogia ocupa-se da educação intencional. Pelo qual, através de investigação se obtém resultados que servem de orientação da ação educativa, determina como atuar na atividade educacional. Destaca duas características fundamentais do ato educativo. No primeiro caso, a interação das pessoas, há sempre uma intervenção voltada para fins desejáveis do processo de formação, conforme opções do educador quanto à concepção de homem e sociedade. No segundo caso, a educação é um fenômeno social, compreendida no quadro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. Portanto, o pedagogo lato sensu são professores de todos os níveis de ensino e os demais profissionais que se ocupam de domínios e problemas da prática educativa. Identifica-se como pedagogos stricto sensu aqueles especialistas que, sem restringir sua atividade profissional ao ensino, dedicam-se a atividades de pesquisa, documentação, formação profissional, gestão de sistemas escolares e escolas, coordenação pedagógica, animação sociocultural, formação continuada em empresas, escolas e outras instituições.
1. Trabalho apresentado à Disciplina Informática Básica sob a orientação do Prof° Amiraldo
2. Acadêmica do Curso Pedagogia do IESPES, I semestre noturno.

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