A comunicação entre seres de mesma espécie é indispensável. É praticamente impossível imaginar pessoas convivendo sem comunicação. A língua oral é um meio pelo qual expressamos idéias, sentimentos, opiniões e também adquirimos conhecimentos de todas as áreas. Segundo o Referencial Nacional para Educação Infantil, o trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais, e , com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade. A educação infantil, ao promover experiências significativas de apredizagem da língua por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências básicas: falar, escutar, ler e escrever.
ANA CARLA AUZIER DOS SANTOS
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