quinta-feira, 9 de junho de 2011

AS CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEGUNDO HERBART E DEWEY

Segundo Herbart,o processo ensino-apredizagem, começa com a preparação.O prefessor recorda os assuntos anteriormente ensinado ou algo que o aluno já sabe.Os conceitos morais,historicos e cientificos que serão a matéria do processo ensino-apredizagem,principais no processo mental, e guiam os interesses dos alunos.Herbart acredita que uma vez que o novo assunto foi introduzido eles serão assimilados pelos alunos na medida em que estes puderem ser induzidos com as ideias e conceitos que ja sabem.A teoria herbartiana acredita que o aluno aprende o novo por associação com o velho,e ele deve ser posto na condição de aplicar leis,abstrações a casos diferentes.Já Dewey,acreditava que o processo de ensino-apredizagem tem inicio quando os alunos se defrotam com dificuldades e problemas, e cabe ao professor analisar a interesse do aluno.Para Dewey o carro-chefe da motivação psicologica são os interesses que são despertados pelo encontro com as dificuldades e com a delimitação de problemas, e tambem esta preocupado em ajudar os alunos na atividade de formulação de hipoteses ou caminhos heuriticos para enfrentar os problemas da fase anterior.Na teoria deweyana, opta-se por uma ou duas hipoteses em detrimento de outras na medida en que há confirmação destas por processos experimentais.    

Naiara Cristina Nogueira Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário