segunda-feira, 4 de abril de 2011

CLUBE DA MEMÓRIA

No dia quatro de abril de 2011 ás 19 hs, os acadêmicos do curso de Pedagogia do IESPES compareceram na sede do Veterano convidado pelo Sesc para assistirem uma palestra, pois o mesmo estavam enserrando o projeto "CIRANDA DE JOGOS E BRINCADEIRAS" onde foi realizado pesquisas durante quinze dias, tinha com objetivo principal resgatar brincadeiras e histórias do passado, já que quase não se ver mais isso nos dias de hoje. O projeto criou uma relação com o Veterano espot clube  entitulado "clube da memória".
Estava presente o professor pedagogo Anésio, onde o mesmo relatou como foi o surgimento do Veterano .Relatou que teve vários fundadores, homens de classes diferentes, residentes no bairro da Aldeia .Eles promoveram a inclusão social através do esporte, pricipalmente aos excluidos da sociedade.Ele pode relatar emocionado que o Esporte Clube Veterano foi um sonho que se tornou realidade. Lembrou da primeira partida de futebol que inclusive eles perderam.O professor Anésio contou que quando eles faziam suas reuniões se reuniam na casa de um morador Valdemiro Pasquim, depois de um ano planejaram construir sua própria sede, mais não tinham condições financeiras, foi então que resolveram dar início na disputa "Rainha do Veterano" foi um sucesso.
Começaram a construir sua primeira sede.As festas do clube tinha como caracteritica a organização, homens vestiam-se de terno completo e as mulheres iam decentimente vestidas , brigas lá nem pensar, quando acontecia tinha que deixar a sede.
Um novo projeto resolveram elaborar, a contrução de sua sede de ovenária,que deu ínicio no dia 13 de junho de1983 e terminando no dia 08 de dezembro de 1984. O professor relatou que o Veterano foi resultado de muita luta, decepção, contenda, discordia e vitória.
Disse o professor: "Nenhuma história se escreve sem luta" É interessante que ele nos ensentivou a lutar e nunca desistir, pois o mesmo é exemplo de luta e conquista.O mesmo finalizou com essas palavras "Sonho que se sonha só é apenas sonho.Sonho que se sonha em conjunto é realidade"

Acadêmica: Roberta Vasconcelos Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário