segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dicas de como usar as TICs a serviço dos conteúdos.

As TICs, tecnologias de informação e comunicação, são ferramentas indispensáveis na vida dos professores que buscam um nova e atualizada forma de ensinar e aprender através de computadores, internet, celulares, cameras digitais, e-mails, mensagens instataneas, blogs e uma infinidade de engenhocas da modernidade. O principio para a utilização desses recursos é de: só vale levar esse tipo de tecnologia para a sala de aula, se ela estiver a serviço dos conteúdos. Outras dicas importantes para utilização das Tecnologias de informação e comunicação são:
  • Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiencias bem sucedidas de colegas.
  • No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais as novas aprendizagem, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.
  • Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de textos, correios eletronicos e mecanismos de busca fazparte do cardápio minimo.


Fonte: Revista Nova escola, n. 223. Junho/julho de 2009.pag. 50.



                                                                                 Hilma Bitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário