segunda-feira, 4 de abril de 2011

UMA FORMA DE INTEGRAR O USO DOS COMPUTADORES ÁS PROSPOSTA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES


Um dos fatores para o professor no ambiente de informática é o conhecimento das ferramentas básicas de operação do computador. O professor tem que procurar aprender os principais recursos do Windows, Word, Excel,Power Point. Após o aprendizado de cada um desses programas, o professor deverá refletir par encontrar um maneira de incorporar o programa aprendido á sua aula com ferramenta. Em seguida a reflexão, o professor deve desenvolver um plano de aula com previsão de recurso a utilização do Windows, Word, Excel, ou Power Point.Se possível, o professor deve aplicar esse plano de aula par que possa de fato observar a dinâmica de uma aula a partir da utilização do software aprendido.Tendo essa ação como ponto de partida, o professor entenderá a adequação de cada estilo de programa, percebendo o que mais se adequa ás suas necessidades.
Esses programas são apropriados para o desenvolvimento de atividades de produção. A partir de um tema ou conteúdo, o professor solicitar aos alunos trabalhos que possam ser apresentados por meio do Windows, Word, Excel e Power Point.
Caso a escola utilize outros programas que não sejam os mencionado´, o professor deve optar por programas substitutos: editor de texto, programa gráfico, planilha eletrônica e programa de apresentação. Além da utilidade pedagógica de um editor de texto, planilha eletrônica, programa de apresentação, o professor pode utilizar tais recursos como apoio para elaboração de provas, controle de provas dos alunos, controle de notas dos alunos, elaboração de relatórios e demais atividades do seu cotidiano escolar ou mesmo fora deste.
A capacitação do professor também deve envolver conhecimentos sobre softawres educacionais relacionados aos conteúdos curriculares,O professor precisa conhecer os recursos disponíveis nos programas escolhidos para suas atividades de ensino, somente assim ele estará apto a realizar uma aula dinâmica, criativa e segura.  

Acadêmica: Roberta Vasconcelos Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário