segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mediaçao pedagogica e uso das tecnologias educacionais

               Mediaçao pedagogica é a açao e atitudes de um professor perante um processo de ensino, (aprendizagem), ou seja, sao as relaçoes intermediarias que afetam diretamente  o processo de aprendizagem. Tambem podemos dizer que a mediaçao pedagogica ocorre por meio da utilizaçao de todas as tecnologias fisicas, organizacionais e simbolicas.
              Cada professor, durante a sua pratica cotidiana,realiza sua propria combinaçao em relaçao as tecnologias a serem utilizadas, as quais devem estar adequadas a cada momento conforme os objetivos estabelecidos. Um professor ao elaborar  uma aula, naturalmente ja pensa nas tecnologias  que vao ser utilizadas; por exemplo: para uma aula de geografia pode ser utilizada a internet (tecnologia fisica) como forma de pesquisa (tecnologia organizadora) para localizar os textos (tecnologia simbolica) sobre os assuntos solicitados.
              Essas mudanças na educaçao vao alem  das questoes da mediaçao pedagogica. Portanto, a mediaçao pedagogica diante da sociedade do conhecimento é a que prevalece no acesso rápido as informaçoes e, principalmente o saber  de lidar com a informaçao, o que significa utiliza-la de tal forma que possamos nos os futuros professores trnsforma-las numa oportunidade de melhoria de vida.

               Academica:  Juliana Malcher de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário