segunda-feira, 4 de abril de 2011

PEDAGOGIA COMO TEORIA E PRÁTICA


                                               
Na obra “Pedagogia e Pedagogos para quê?”, Libaneo revela uma idéia simplista e reducionista de alguns pedagogos, mas que em sua opinião a pedagogia ocupa-se dos processos educativos, métodos de ensinar, tendo um significado amplo, globalizante. A finalidade da ação educativa implica em objetivos sociopolíticos e se estabelece de formas organizativas e metodológicas da ação. É por isso que a pedagogia expressa uma direção explícita da ação formativa. Podemos distinguir diferentes manifestações e modalidades como a educação informal, não formal e formal. Mostra o conceito de educação como prática social de comunicação e interação de uma sociedade, organizando saberes, técnicas, valores de homens e sociedade. A educação é um fenômeno social, uma estrutura econômica e política. O pedagógico e o didático são termos, sinônimos são teoria e prática do ensino e aprendizagem. Assim temos os pedagogos lato sensu de todos os níveis de ensino e os profissionais da prática; os pedagogos Stricto sensu é o ensino da parte de documentação, formações, sistemas escolares e outras instituições governamentais e não governamentais.

Acadêmica: Ronilce Santos
                                                                                                                                Trabalho apresentado para Profª Simone Lorena.


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