segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pedagogia e Pedagogos Para Quê?

               A pedagogia  ocupa-se de fato, dos processos educativos, metodos, maneiras de ensinar, mas antes disso ela tem um grande significado bem mas amplo,bem mas globalizado. Ela é um campo de conhecimentos sobre a problematica educativa na sua totalidade e historacidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. O didata alemao Schmied-Kowarzik chama a pedagogia de ciencia da e para a educaçao, teoria e pratica da educaçao. Também o pedagogo frances Jean Houssaye escreve que a "Pedagogia busca unir a teoria e a pratica  a partir de sua propria açao. É nesta produçao especifica da relaçao teoria-pratica em educaçao que a pedagogia tem sua origem, se cria, se inventa, e se renova"(1996).
              Pedagogia é entao, o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistematico da educaçao. Educaçao é o conjunto das açoes, processos, influencias, estruturas que intervem no desenvolvimento humano de individuos e grupos na sua relaçao ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relaçoes entre grupos e classes sociais. A educaçao tambem ocorre na familia, no trabalho, na rua, na fabrica, nos meios de comunicaçao e na politica.
              Na educaçao informal-corresponde a açoes e influencias exercidas pelo meio, pelo meio ambiente sociocultural; na educaçao nao-formal é realizada em instituiçoes educativas fora e dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematizaçao e estruturaçao; educaçao-formal compreende instancias de formaçao, escolares ou nao, onde há objetivos educativos e explicitos e uma açao intencional institucionalizada, estruturada, sistematica.
             A educaçao associa-se, pois, a processos de comunicaçao e interaçao pelos quais os menbros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, tecnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessario para produzir outros saberes, tecnicas, valores, etc.A pedagogia ocupa-se da educaçao intencional,que apresenta duas caracteristicas fundamentais deste ato educativo: a primeira, precisamente a de ser uma atividade humana intencional, e a segunda a de ser uma pratica social. O processo educativo se viabiliza, portanto, como pratica social precisamente por ser dirigido pedagogicamente, em outras palavras, é o carater pedagogico que introduz o elemento diferncial nos processos educativos que se manifestam em situaçoes historicas e sociais concretas.

         Academica: Juliana Malcher de Lima

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