segunda-feira, 4 de abril de 2011

OS PRIMEIROS COMPUTADORES

A história dos computadores
      A primeira forma que o homem encontrou para fazer contas, foi a utilização dos dedos da mão, mas com certeza ficar fazendo contas utilizando os dedos não é a forma mais rápida.
     Além disso você pode se perder no meio dos cálculos, caso alguém chame sua atenção necessitando voltar tudo novamente. Apartir desse desejo de fazer cálculos com mais rapidez, o homem começou a criar outras formas para fazer isso.
    O  primeiro instrumento criado para fazer cálculos foi o Ábaco.



Este intrumento era uma moldura retangular com fileiras de arames. Cada fileira representava uma classe decimal: unidades, dezenas, centenas, e etc.





Depois surgiu a Pascalina.



A pascalina somava e subtraia com velocidade  e ela podia fazer cálculos durante horas sem parar. Se você fosse fazer algum cálculo que demorasse muito,poderia errar por causa do cansaço.





E finalmente surgiu a primeira máquina a se parecer um pouco com o computador, foi a invenção de Babbage.

A Babbage começou a trabalhar em uma máquina com uma unidade de memória, que permitia guardar instruções para referências futuras.

   Com isso, teve o surgimento do primeiro computador:o Eniac.

Era uma enorme máquina que foi colocada em uma grande sala e pesava 30 toneladas. Os computadores eram utilizados apenas por cientistas, pois seu manuseio era muito difícil. O computador só foi ter o uso doméstico com a construção do computador pessoal: O PC.




Depois do PC, faltava ainda uma forma para que a pessoa que estivesse utilizando o computador se comunicasse com ele, mesmo não sendo um cientista. Foi ai que surgiram os programas para computadores. Eles funcionam como tradutores. Estes programas traduzem para a máquina tudo o que você falta para ela e vice-versa. 


resumo tirado da apostila PROFISSÃO KIDS introdução a informática.

KELEDY AVINTE SOARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário