segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resenha Pedagogia como teoria e prática da educação

          O texto trata de como a pedagogia se ocupa nos processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas antes disso ele tem um significado bem mais amplo, ou seja, é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e ao mesmo tempo uma diretriz orientadora da ação educativa. De acordo com o pedagogo francês Jean Houssaye escreve que a Pedagogia busca unir a teoria e a prática a partir de sua própria ação, é nesta produção específica da relação teoria-prática em educação que a pedagogia tem sua origem se cria, se inventa e se renova. E segundo o autor Schmied Kowarzik diz que a educação é uma função parcial integrante da produção e reprodução da vida social, que é determinada por meio da tarefa natural, sendo que, a educação associa-se, pois a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de um,a sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes favorendo o desenvolvimento do indivíduo. O texto por sua vez mostra que o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação. Pois segundo Contreras Domingo o conhecimento provido pela didática é o que permite uma contínua reelaboração da experiência profissional, de modo que o professor possa pensar sobre sua ação. E o autor Schimied Kowarzik, situava a pedagogia ao lado da ética e politíca como ciências práticas, para as quais se exige uma teoria que não tem objetivo em si mesma, mas na realização efetiva de uma atividade humana de sentido determinado. Para esse autor, a pedagogia diáletica representa a exigência ainda a ser realizada, do autor encontrar-se da pedagogia como ciência da e para a práxis educacional, transformando-se, por isso, na determinação de objetivos pedagógicos a partir da e para a práxis. Esse entendimento permite afirmar que são pedagogos lato sensu os professores de todos os níveis de ensino e os demais profissionais que se ocupam de domínios e problemas da prática educativa, especialmente, no campo dos saberes e modo de ação.


ANA CARLA DA SILVA CANTÉ  
PEDAGOGIA 1ºSEMESTRE  

Nenhum comentário:

Postar um comentário