segunda-feira, 4 de abril de 2011

RESENHA

O uso do computador como uma ferramenta para o desenvolvimento de software educativo via software de autoria no auxílio do ensino aprendizado

Segundo o autor Geraldo Magela da Silva, a informática educacional pode ser configurada como uma área de estudo que contribui para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo, e que deve estar de acordo com os objetivos definidos no plano pedagógico escolar e com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ela visa propiciar a alunos e professores mais um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada, através da união dos recursos da informática com os objetivos particulares de cada disciplina ou visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e cooperativos.
A aprendizagem tradicional entre outras características é racional. A virtual / interativa é intuitiva e multissensorial. O computador por si não atende ao objetivo de formar o "homem social" com que sonha a humanidade, o que formará o homem será a maneira como ele utilizará a máquina. O computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa do seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com o instrumento de aprendizagem.
Contudo, o autor vem nos mostrar que a aprendizagem deve se modernizar com o auxílio do computador, do not book, enfim, com tudo o que é relacionado ao mundo virtual, para a busca de novos métodos de ensino, e melhorias feitas em sala de aula, projetos etc.


Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa.

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